2.15.2014

Monkey bread

Mais um dos desafios da Cocina de mi abuelo para me ocupar as tardes, desta vez com a colaboração da minha co-piloto Marta, que cada vez tem mais jeito... Como se costuma dizer, a dois tudo é mais fácil. A base é uma massa lêveda pouco açucarada que, em pequenas porções passadas por manteiga e uma mistura de açúcar e canela que com o calor caramelizam e lhe dão um cor dourado e um aroma que nos suplicam que lhe arranquemos um pedacinho ;)
É uma receita fácil e económica, se bem que algo demorada. No entanto, é o acompanhamento perfeito para uma chávena de chá.
Ingredientes para 2 pães:
600 grs de farinha
250 ml de leite morno
3 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
75 grs de manteiga amolecida
40 grs de fermento de padeiro
sal q.b.
Para envolver:
150 grs de açúcar amarelo
3 colheres de chá de canela em pó
100 grs de manteiga derretida


Numa superfície limpa, colocamos a farinha, fazemos uma cavidade onde adicionamos o ovo, a manteiga amolecida, um pouco de sal e o açúcar; Vertemos em cima o fermento desfeito no leite morno e vamos envolvendo a farinha de fora para dentro até obtermos uma massa homogénea. É possível que seja necessário adicionar um pouco mais de farinha até a massa despegar das mãos. Colocamos num recipiente, tapamos com um pano e deixamos levedar cerca de 45 minutos num local quente. Quando a massa tiver duplicado o volume, estendemo-la na bancada polvilhada com farinha e cortamos pequenas porções que podemos moldar em bolinhas. Colocamos o açúcar e a canela numa tigela e misturamos bem. Passamos cada bolinha de massa pela manteiga derretida e, seguidamente, pela mistura de açúcar amarelo e canela e vamos colocando numa forma, ocupando todos os espaços. Tapamos e deixamos repousar mais meia hora. Cozinhamos em forno pré-aquecido a 175º durante cerca de 25 a 30 minutos, até que fique caramelizado e a massa esteja fofa. Desenformamos ainda quente.


SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Faz & Come. All rights reserved.