2.03.2014

Mexilhões recheados com arroz, chouriço e sultanas

Isto dos desafios da Rocío está a ser uma experiência muito enriquecedora. Desta vez, tratava-se de uma receita Grega: mexilhões recheados com arroz. Como sempre, substituo alguns dos ingredientes por outros que identifiquem a cozinha portuguesa local e aportem algum toque doce que foi, neste caso, as passas. Excelentes para acompanhar uma cerveja ou um refrescante copo do nosso tão bom Alvarinho, a meio da manhã ou como refeição principal, pois trata-se de um prato que acaba por ser muito rico, apesar de simples.
Ingredientes:
1 kg de mexilhão com concha
1 chouriço de carne pequeno
1/2 pimento verde italiano
 1 chávena de arroz
2 chávenas de água
1 colher de sopa de azeite
1/2 chávena de sultanas
Sal e pimenta q.b
Em primeiro lugar, limpamos um pouco os mexilhões por fora e pomo-los num tacho com um pouco de água no fundo; tapamos e levamos ao fogo até abrirem, é um processo muito rápido. Esperamos até que arrefeçam um pouco e retiramos as conchas, aproveitando as mais bonitas para mais tarde rechear.
Picamos o chouriço e o pimento; N um tacho, colocamos o azeite, deixamos aquecer um pouco e juntamos o chouriço. Mexemos e deixamos fritar ligeiramente; adicionamos o pimento e deixamos refogar 2 a 3 minutos. Adicionamos o arroz, deixamos fritar um pouco, adicionamos a água, temperamos com sal e pimenta e deixamos cozer, tapado, durante cerca de 10 minutos, momento em que adicionamos as sultanas. Mexemos com cuidado e deixamos cozinhar por mais 5 minutos. Desligamos o fogo e deixamos repousar por mais 5 a 10 minutos.
Recheamos as conchas com uma colher de arroz e sobrepomos um mexilhão em cada uma delas. Se preferirem podem polvilhar com salsa picada. Como já era de noite não me atrevi a procurá-la na horta :)




SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Faz & Come. All rights reserved.