Trata-se de uma sobremesa italiana que pode ser feita de diversas formas, podendo usar como base palitos de la reine ou uma genoise embebida em café com um toque de licor, alternando com um creme à base de Mascarpone. Normalmente faço a genoise, fica mais fofo e assim é mesmo caseiro. eu costumo servir em taças ou copos, mas podem fazer num recipiente maior, para depois servir.
Ingredientes para 8 pessoas
Para a genoise:
4 ovos
125 grs de açúcar
75 grs de farinha´
2 colheres de manteiga para untar
Começamos por ligar o forno a 180º, para ir aquecendo enquanto fazemos a massa.
Untamos um tabuleiro grande(pode ser o do forno)com manteiga, forramos com papel vegetal e voltamos a untar; pomos de parte.
Num recipiente, colocamos os ovos inteiros e o açúcar, e batemos com a batedeira até formar um creme esbranquiçado. 
Peneiramos a farinha, e incorporamos à mistura, envolvendo mas sem bater, para não perder o volume.
Despejamos no tabuleiro e levamos ao forno durante 6 a 8 minutos, coze muito rápido.
Para o creme:
1 embalagem de Mascarpone (250grs)
200 ml de natas
2 gemas de ovo
75 grs de açúcar
1 dl de café forte
1 colher de sopa de licor de café, ou outro a gosto
1 colher de sopa de cacau amargo em pó
Num recipiente, batemos as gemas com o açúcar até formar uma mistura homogénea, sem que se notem os grãos do açúcar, e reservamos.
Noutro recipiente, batemos as natas até ficarem firmes, momento em que adicionamos o Mascarpone e a mistura das gemas e elvolvemos bem.
Para a montagem da sobremesa, no fundo da taça ou copo, colocamos uma base de genoise cortada à medida e, usando um pincel, humedecemos com o café e o licor. Cobrimos com o creme de Mascarpone, colocamos outra camada de genoise, e assim sucessivamente até terminar, tendo em conta que a última camada deverá ser de creme. Se utilizarem copos como os da fotografica, a receita rende-nos três camadas. A última camada podem colocá-la usando o saco de pasteleiro com a boquilha lisa, fazendo uma espécie de picos. Guarda-se no frigorífico e, pouco antes de servir, polvilha-se generosamente com cacau amargo em pó e com algum chocolate raspado.


1 comentário

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page