1.03.2014

Roupa velha de bacalhau reinventada


Sobrou bacalhau, batata e grelos cozidos; que fazer??
A roupa velha de bacalhau é, sem dúvida, uma das opções que nos surgem imediatamente. Desta vez vamos completar a receita com ingredientes que aportarão a este prato contrastes de sabores e texturas.
A receita que vos apresento hoje é um dos pratos integrantes do menú que apresentamos no workshop realizado com a colaboração de Rocío Garrido do blog Cocina de mi Abuelo, no qual tratámos de fundir e destacar as semelhanças e cumplicidades da "Cozinha de ambas as margens do Minho", que foi o tema trabalhado no Restaurante Casa do Rio, decorado pela Flores da Aldeia

Ingredientes:
Bacalhau cozido
Batata cozida
Grelos ou couve cozida
1 cebola grande
4 dentes de alho
300 grs de broa
2 dl de azeite
50 grs de uvas passas
Sal e pimenta q.b.

Começamos por remover a côdea da broa, e esmigalhar o miolo com as mãos ou auxiliando-nos de um robot/picador.
Numa frigideira, colocamos metade do azeite e dois dentes de alho esmagados. Deixamos aquecer, adicionamos a broa e, sem parar de mexer, deixamos que absorva todo o azeite e reservamos.
Lascamos o bacalhau, retirando assim todas as espinhas e peles. Cortamos as batatas em rodelas e os grêlos picados grosseiramente.
Num tacho, colocamos o restante azeite, o alho picado e a cebola cortada em meias-luas. Deixamos refogar até que a cebola comece a ficar transparente. Juntamos as batatas, os grelos e as passas, e retificamos os temperos de sal e pimenta.
Num tabuleiro untado com azeite, dispomos os aros para dar forma ao nosso prato. Enchemos até metade da altura com o preparado das batatas, cebola e grelos. Fazemos pressão com uma colher e sobrepomos uma camada de bacalhau, quase até ao limite, que completamos com a broa. Pressionamos bem com a colher e, cuidadosamente, retiramos o aro. 
Para finalizar, levamos a forno a 180-200º durante uns 10 minutos, para aquecer e tostar a broa.

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Faz & Come. All rights reserved.