Hoje é um daqueles dias em que a chuva continua e continua. Enquanto, tenho tempo para pensar em novas receitas.
Tenho a manhã livre e lembrei-me de preparar um lanche de despedida para os meus primos. Como ainda tinha algum fermento de padaria no congelador, decidi fazer umas mini-sandes com a forma de rosquilhas, recheadas com presunto, brie e compota de figos.

Para a massa:
350 grs de farinha
25 grs de fermento de padaria
1 dl de leite morno
50 grs de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
2 gemas de ovo
Sal q.b.

Separamos uma das gemas, à qual adicionamos umas gotas de água.
Num recipiente, ou em cima da bancada, dispomos a farinha formando um monte, no qual abrimos uma cavidade; no interior colocamos todos os restantes ingredientes e começamos a misturar com a mão, introduzindo aos poucos a farinha, até obtermos uma mistura homogénea que se descola dos dedos e da bancada. Formamos uma bola, transferimos para um recipiente, cobrimos com um pano e deixamos a levedar cerca de hora e meia num local morno (ao pé da lareira, por exemplo).
Quando a massa tiver duplicado de volume, dividimos em pequenas porções, fazemos pequenas bola e, com o dedo, perfuramos no centro, alargando um pouco. Dispomos as rosquilhas num tabuleiro de forno forrado com uma Folha de pastelaria e deixamos repousar mais um pouco para voltar a aumentar de tamanho.
Pincelamos com a gema de ovo misturada com água e levamos ao forno pré-aquecido a 180º durante 8 minutos.

Para o recheio:
Fatias de presunto
Queijo brie
Compota de figos
Folhas de rúcula
Cortamos a rosquilha ao meio longitudinalmente, como fazemos com o pão. Barramos com uma camada de compota, sobrepomos o presunto, o queijo e terminamos com a rúcula; voltamos a colocar a parte de cima do pão e agora é só desfrutar!!

Enviar um comentário

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page