Pois é, uma vez mais surpreendido pela Sandra, que me apareceu com uma cestinha cheia de Línguas de vaca (Hydnum repandum), um cogumelo não muito aromático, mas consistente. Como o risotto é habitualmente a estrela do menu quando vai alguém jantar lá a casa, aqui fica receita. No entanto, podem substituir estes cogumelos por qualquer outra variedade silvestre comestível. Eu usei estes, mas se forem uns Cantarelos, melhor impossível!!!
Receita para 4 pessoas:
350 grs de cogumelos
500 grs de arroz para risotto (de bago redondo)
2 dentes de alho picados
3 chalotas (ou cebola) picadas
100 grs de queijo da ilha ou parmesão ralado
100 ml de natas
75 ml de azeite de categoria extra
1/2 copo de vinho branco
1,5 l de caldo de galinha ou similar
Sal e pimenta preta q.b.
Depois de limpos os cogumelos com a ajuda de um pincel, começamos por colocar o caldo numa panela a aquecer.
Num tacho ou frigideira grande (preferível), colocamos o azeite, que deixamos aquecer; introduzimos o alho e as chalotas picadas. Deixamos refogar levemente e juntamos os cogumelos; salteamos e adicionamos o arroz, que deixamos fritar um pouco. Refrescamos com o vinho branco e, quando este tiver praticamente evaporado, começamos a adicionar o caldo, aos poucos, à medida que for absorvido pelo arroz. Temperamos com sal e deixamos cozinhar, não esquecendo de juntar caldo e mexer entre cada adição. Quando o arroz estiver quase cozido, mas ainda ou pouco crocante, juntamos as natas e o queijo ralado; misturamos e retiramos do fogo, para que o arroz acabe de absorver os aromas. 
Empratamos e polvilhamos com um pouco de queijo ralado e  pimenta moída no momento.
Dependendo da marca do arroz, podemos necessitar mais ou menos caldo, pelo que a quantidade é relativa. Para acompanhar, nada melhor que um bom pedaço de pão e um copo de Alvarinho.



2 comentários

  1. Meu caro amigo Rui, estou maravilhada com o teu blog!! Só de ler e ver... já me dá vontade de provar... =D E repito... dás aquele "toque"... que torna o simples em requintada... Parabéns!! =) Bjs da Nathalie "dos Bolos" ;)

    ResponderEliminar
  2. :D Obrigado!!! No que se refere à pastelaria, tens muita coisa para me ensinar mas é verdade é que sim, cada coisa que faço tem a minha essência. Obrigado pelo apoio e pelas tuas obras!!! ;)
    Bjinho

    ResponderEliminar

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page