Tal como prometido hoje, literalmente, pusemos as  mãos na massa. Sim, pusemos porque houve ajuda; obrigado à Andreia e ao Pedrinho.
Mesmo sem a máquina para estender a massa, e tendo exercitado os braços com o rolo para trás e para a frente, o resultado foi o esperado: uns raviolis com um recheio cremoso, onde predomina a essência dos cogumelos, mas o toque fumado do queijo também marca presença.
Ingredientes para  5 pessoas
Massa:
350 grs de farinha
3 ovos 
1 colher de chá de sal 
1 colher de sopa de azeite
Numa superfície limpa, colocamos a farinha e abrimos uma cavidade onde colocamos o azeite, o sal e os ovos batidos ligeiramente. Vamos envolvendo a parte líquida na farinha, até que esta seja totalmente absorvida. Depois de algum esforço obteremos uma bola que deixamos a descansar coberta com uma tigela ou com um pano.
Entretanto, começamos a preparar o recheio, para o qual são necessários:
100 grs de cogumelos
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de azeite
1 chávena de leite
2 dentes de alho
50 grs de queijo S. Simón ralado
Sal e pimenta q.b
Num tachinho colocamos metade do azeite, deixamos aquecer e adicionamos os alhos laminados e os cogumelos. Deixamos refogar ligeiramente, temperamos com sal e pimenta e passamos pelo triturador, tendo o cuidado de que fiquem picados, mas não em papa. Noutro tacho, colocamos o restante azeite, ao qual adicionamos a farinha; cozinhamos por 2 minutos e, sem deixar de mexer, vamos incorporando o leite para obtermos um béchamel espesso. Adicionamos os cogumelos triturados e o queijo ralado e reservamos no frigorífico.
Esticamos a massa, colocamos pequenas porções de recheio, cobrimos com outra "folha" de massa, fazemos pressão ao redor do recheio e cortamos com um corta-massas; nós acabamos por improvisar com um corta-massas de biscoitos.
Seguidamente, cozemos os raviolis em água fervente temperada com sal e umas gotas de azeite, durante 2/3 minutos. 
Resta-nos fazer o molho: 
50 grs de Cantarelus
1 dente de alho laminado
1 colher de sopa de azeite
200 ml de natas
Sal e pimenta q.b.
Numa frigideira quente, colocamos o azeite e o alho, até dourar; introduzimos os cogumelos e deixamos refogar por 2 minutos; adicionamos as natas, temperamos com sal e pimenta e deixamos reduzir para dois terços do volume. Finalmente, é só adicionar os raviolis já cozidos e envolvê-los no molho.
Para terminar, basta polvilhar com algum queijo ralado no momento.



1 comentário

  1. :) Ya sabes como me gustan las cosas: rapiditas, sencillas, baratas y sabrosas. Hay que aprovechar la temporada!!

    ResponderEliminar

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page