Continuo com os doces. Hoje decantei-me por fazer uns profiteroles que, por ser o sabor preferido da minha mãe, decidi rechear com um creme de café. Para contrastar a doçura do recheio, banhei-os em cobertura de chocolate amargo. Irresistíveis, não acham?
A receita dos "choux", muito versátil, uma vez que se pode utilizar para fazer profiteroles com recheios doces ou salgados, éclairs, o "Paris-Brest" e até mesmo os sonhos (a diferença destes é que são fritos em gordura abundante) e o mais engraçado é que se viram sozinhos; chego a ficar pasmado a olhar para eles darem cambalhotas enquanto cozinham lentamente no óleo quente.
Ingredientes
Para a massa:
100 grs de manteiga
2,5 dl de água
150 grs de farinha
4 ovos
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
Começamos por por num tacho a água o sal, a manteiga e o açúcar. Quando a manteiga estiver completamente derretiga e a água começar a ferver, juntamos a farinha, mexendo bem até formar uma bola que se descola do tacho.
Deixamos arrefecer um pouco e acrescentamos aos poucos os 4 ovos batidos, batendo até obtermos um creme homogéneo.
Num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal ou com Folha de pastelaria, dispomos pequenas porções de massa com a ajuda de um saco de pasteleiro ou de uma Pistola, que podem adquirir na OFAC Decorações Há que ter em atenção o espaço que deixamos entre cada bolinho, visto tenderem a crescer significativamente. Cozinhamos em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos.
Para o recheio:
125 grs de manteiga sem sal a temperatura ambiente
200 grs de açúcar em pó
50 ml de café forte, expresso ou similar
Com uma colher de pau, batemos a manteiga até ficar macia e vamos adicionando o açúcar em pó aos poucos. Quando estiver todo incorporado, batemos a mistura até ficar fofa e esbranquiçada. Finalmente, juntamos o café e voltamos a bater. Reservamos no frigorífico por 5 a 10 minutos.
Para a cobertura:
100 grs de chocolate amargo
100 ml de natas
Num recipiente em vidro, derretemos o chocolate juntamente com as natas em banho-maria, misturando com um batedor manual.
Fazemos um corte a meio do profiterol, mas sem separar as duas partes. Recheamos com o creme de café e mergulhamo-los na cobertura de chocolate.

1 comentário

  1. Olá Rui,
    Eu preveni que ia cuscar isto tudinho, eheheheh!
    Aqui parei e... fiquei com águ ana boca, hum... coisa boa!
    Nunca fiz... mas um dia atreve-me.
    Bjs

    ResponderEliminar

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page