1.04.2014

Ovos mexidos com "línguas de vaca"

Não, não se trata de um prato de carne, mas sim de cogumelos silvestres.
Hoje tive a visita de uma amiga que, para minha surpresa, vinha provida de um saco de papel (porque tinha pressa, normalmente ela põe tudo em cestinhas de verga e faz uma lindas decorações dos produtos), cheio de Hydnum repandum, mais vulgarmente conhecidos como Línguas de vaca.

Não fez falta dar muitas voltas à cabeça, e surgiu-me logo a receita, os cogumelos salteados com cebola e ovos mexidos, no ponto, sem passar demasiado, com uma boa fatia de pão da serra a acompanhar, existe melhor opção para um jantar rápido e saboroso??


Ingredientes para 3 pessoas:
2 punhados de línguas de vaca, mas que podem ser substituídos por outra variedade

1 cebola grande

4 ovos
2 dentes de alho
1 dl de azeite virgem 
sal, pimenta e salsa picada q..

Começamos por limpar os cogumelos com a ajuda de um pincel ou de uma escova não muito agressiva, para retirar restos de terra e folhas secas;é muito importante não os lavar!

Numa frigideira, colocamos o azeite, a cebola cortada em meias-luas e os alhos picados. Deixamos refogar ligeiramente e adicionamos os cogumelos. Temperamos com um pouco de sal e deixamos cozinhar uns 5 minutos aproximadamente.

Abrimos os ovos inteiros para uma tigela, e vertemos em cima dos cogumelos.
Mexemos, mas com cuidado, pois não queremos que os ovos fiquem demasiado secos, mas sim que dêem humidade e textura ao prato.
Moemos pimenta preta por cima e empratamos. 
Polvilha-se com salsa picada e "listo"!!





SHARE:

1 comentário

  1. segui esta receita, substituindo os Hydnum repandum por Tricholoma portentosum!
    ficaram deliciosos :)

    ResponderEliminar

© Faz & Come. All rights reserved.