Esta receita é baseada numa que fizeram num programa da Food Network, a receita original eram uma tarte salgada que, em vez de massa na base tem presunto. Como recheio podem usar os mais variados ingredientes, desde marisco a queijo, fiambre, etc. É ideal até para gastar legumes cozinhados que nos tenham sobrado de alguma refeição. Eu fiz a minha adaptação em miniatura  e usei camarão e alho francês.
Uma vez mais, muito obrigado à Flores da Aldeia pela déco para a foto ;)

Ingredientes para 12 quiches:
24 fatias de presunto, não muito finas
12 camarões sem pele
150 grs de alho francês 
2 colheres de sopa de azeite
5 ovos
100 ml de natas
Sal e pimenta q.b
Começamos por forrar as formas de queque com duas fatias de presunto, tendo o cuidado de que o fundo fique bem coberto. Cortamos o alho francês  em meias-luas e colocamos num recipiente com água fria e agitamos, para que a areia fique depositada no fundo; escorremos e reservamos.
Numa frigideira quente colocamos o azeite e, seguidamente o alho francês. Salteamos ligeiramente por alguns minutos, juntamos os camarões sem a pele, temperamos com sal e pimenta e deixamos cozinhar um pouco, mas não demasiado.
Batemos os ovos juntamente com as natas e temperamos com um pouco de sal e pimenta.
Em cada cavidade da forma já forrada com o presunto, colocamos um camarão e um pouco do alho francês.
Enchemos até 2 terços do volume e cozinhamos em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 10 minutos, ou até que as quiches estejam douradas e, ao espetar com um palito, o mesmo saia seco.
Podem servi-las quentes ou frias, como entrada ou lanche salgado.


1 comentário

  1. Ótimo aspeto...mas vou dar a sugestão de forrar as formas com fiambre, fica menos salgado.

    ResponderEliminar

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page