A chuva continua a cair e, mesmo andando a correr de um trabalho para o outro, é impossível não me deter a preparar alguma coisa doce para acompanhar uma chávena de chá ou café, que acabou por ser partilhada com uma visita de última hora, mas muito bem-vinda.
Desta vez, com um assistente, pois o Sérgio acompanhou-me e participou na preparação destas leves e deliciosas madalenas de laranja com chocolate.
Ingredientes:
4 ovos
1 chávena e meia de açúcar
1 chávena e meia de farinha
1/2 chávena de óleo vegetal
1 colher de chá rasa de fermento químico
Raspa de 2 laranjas
1/2 chávena de pepitas ou chocolate aos pedacinhos
Manteiga derretida q.b e farinha para forrar as formas
Começamos por untar as formas com a manteiga derretida, usando um pincel, pois torna-se mais fácil chegar às arestas das mesmas. Passamos por farinha, e dispomo-las no tabuleiro do forno; uma alternativa é forrar as formas com forminhas de papel, simples ou coloridas, mas para este fim prefiro que a base da madalena fique visível, pelo que escolhi a primeira opção.
Num recipiente, misturamos o açúcar com o óleo e a raspa de laranja e vamos adicionando os ovos, um a um, batendo um pouco entre cada adição; adicionamos a farinha juntamente com o fermento e misturamos bem. Finalmente, juntamos o chocolate e misturamos.
Dispõem-se porções do creme nas formas, enchendo até 3/4 da altura. Cozinha-se em forno pré- aquecido a 170º durante 10 a 12 minutos. Os bolinhos hão-de ficar dourados, e crescer um pouco mais no centro do que no bordo. Caso tenham dúvidas, podem usar um palito para verificar se está cozido. Retira-se do forno, deixa-se arrefecer um pouco para desenformar e arrefecem-se completamente numa grelha.
Se forem mesmo muito gulosos por chocolate, podem ainda cobrir as madalenas com chocolate (basta apenas derreter no microondas 50 gramas de chocolate com 50 ml de natas e, com uma colher, verter por cima das mesmas, fazendo um zig-zag)
A receita é fácil, barata e de preparação muito rápida, e rende aproximadamente umas 15 madalenas;

Enviar um comentário

Contact

INSTAGRAM FEED

© Faz e Come
Design by The Basic Page