1.06.2014

Lombinho de porco com cogumelos em torrada de pão da serra


O frio, quando vai acabar este frio que nos traz tanta vontade de carne, de pão e de cogumelos?

Hoje trago-vos uma opção muito simples e rápida que pode servir como almoço, jantar ou mesmo um daqueles pequenos almoços a que estamos habituados no campo. Faz-me lembrar os tempos de criança em que acompanhava os meus pais ao monte e ao campo e que, por volta das 9 horas, "almoçava-se"; era assim que se lhe chamava ao pequeno almoço que recompunha as energias perdidas a trabalhar. 

Precisamos apenas de:

1 fatia generosa de  pão da serra

cogumelos, eu usei Hydnum repandum dos que me trouxe a Sandra no fim de semana

50 ml de um bom azeite
2 dentes de alho
150 grs de lombinho de porco cortado em medalhões
Sal e pimenta preta recém moída q.b.


Pomos uma frigideira ao lume. Quando estiver bem quente, vertemos um  fio de azeite e torramos o pão tendo o cuidado de não deixar migalhas. Retiramos o pão e reservamos. Juntamos um pouco mais de azeite e, seguidamente, introduzimos a carne,  que deixamos tostar bem dos dois lados. Temperamos com um pouco de sal e adicionamos os cogumelos e o alho laminado. Deixamos cozinhar durante 3 a 5 minutos, retificamos de sal e adicionamos a pimenta moída no momento.

Num prato, dispomos a torrada  sobre a qual dispomos uma camada de carne e os cogumelos no topo.

Se for o prato principal da refeição, podemos acompanhar a nossa torrada com uma salada da tão saborosa e fresca rúcula que a Flores da aldeia de Monção cultiva com tanto mimo, sem recorrer a fertilizantes nem pesticidas químicos.
Desejo-vos um bom início de semana, e muitos cozinhados!!






SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Faz & Come. All rights reserved.