1.21.2014

Falso cheesecake de chocolate branco com maracujá em frasco

Parece que está na moda usar os frascos das compotas ou mel para servir cheesecakes e outras sobremesas cremosas.  Esta nova tendência atacou-me e estava ansioso por experimentar... Ainda havia chocolate branco cá por casa e uma embalagem de bolacha Maria daquelas que abrimos uma e outra e outra e, quando damos por ela, temos 3 embalagens abertas prestes a ficarem moles. Fui às compras e não é que estavam lá uns maracujás a piscar-me o olho?? Pois é, não resisti e trouxe alguns para casa. Pus-lhe este nome porque não tem queijo nos ingredientes, mas aparentemente assemelham-se.
Ingredientes para 7 frascos:
125 grs de bolacha maria
50 grs de manteiga
4 folhas de gelatina
4 maracujás
1 colher de sopa de açúcar
150 grs de chocolate branco
200 ml de natas
1 chávena de leite
1 gema
Em primeiro lugar, trituramos as bolachas na picadora ou, como método alternativo, colocamo-las dentro de um saco, envolvemos num pano e damos algumas pancadas com o rolo da massa.
Num tacho ou frigideira colocamos a manteiga e deixamos derreter; adicionamos as bolachas trituradas e mexemos até que a manteiga seja completamente absorvida, mas com cuidado para não queimar; reservamos.
Num outro tacho, colocamos a gema de ovo, as natas e o leite; mexemos bem com as varas e levamos ao lume até ferver, momento em que adicionamos o chocolate, sem parar de mexer. Numa tigela com água fria, colocamos as folhas de gelatina, durante uns 5 minutos. Escorremos bem com as mãos e juntamos ao preparado anterior; misturamos bem e deixamos arrefecer, mexendo de vez em quando para quebrar a crosta que se forma à superfície.
Abrimos os maracujás para um recipiente de vidro ou loiça adequada para microondas, adicionamos o açúcar e aquecemos durante um minuto.
Quando o creme estiver morno/frio, pegamos nos frascos e pomos em cada um uma colher de sopa bem cheia de bolacha triturada, enchemos até `metade com o creme e, por cima, colocamos a nossa geleia improvisada de maracujá. Eu usei uns frascos que são comercializados para conservar o mel, mas podem perfeitamente usar frascos antigos de compotas ou conservas, desde que bem lavados.






SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Faz & Come. All rights reserved.