1.23.2014

Empadão de Cantharellus com chouriça de repolho

Há já algum tempo que queria experimentar alguns dos novos produtos da Salsicharia Deu-la-Deu, motivo pelo qual hoje vos vou apresentar a Chouriça de repolho, feita à base de carne e gordura de porco e repolho triturados, com um leve toque de fumo. Confesso que o resultado conseguiu superar as minhas expectativas, nem demasiado salgada, nem demasiada gordura, e a suavidade e contraste do repolho,  que é a essência deste fumado.
Quando idealizei este prato, vinham com ele imagens de uma mesa rústica, flores, campo e não podia encontrar isso senão na  Flores da Aldeia, naquele pequeno grande mundo de flores, cores, magia e harmonia. Aproveito para vos convidar a visitar a loja, situada à face da estrada,  na Valinha-Monção. Não hesitem em contactar a Sandra ou a Mena, irmãs e proprietárias que, certamente, aportarão um toque de cor e romanticismo aos vossos eventos.
Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de batata para cozer
200 grs de cantharellus
2 chouriças de repolho
1 colher de manteiga
2 colheres de azeite
200 ml de natas
1 gema de ovo
2 dentes de alho picados
Sal e pimenta q.b.
Começamos por descascar e cortar em pedaços as batatas, que pomos a cozer em água e sal.
Entretanto, com a ajuda de uma faca ou colher, retiramos a pele das chouriças, uma vez que queremos apenas o seu recheio.
Aquecemos uma frigideira, colocamos o azeite e o alho picado, deixamos corar ligeiramente e adicionamos os cantharellus e salteamos. Temperamos com um pouco de sal, tendo o cuidado de não exagerar, pois os fumados costumam ser generos em sal, e um pouco de pimenta preta; reservamos.
Na mesma frigideira, quente,  dispomos o recheio da chouriça e deixamos cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando para não agarrar. Adicionamos os cantharellus e retificamos os temperos.
Quando as batatas estiverem cozidas, escorremos e passamos pelo passe-vite ou esmagamos com um garfo; adicionamos as natas aos poucos e batemos com umas varas, até obtermos um creme homogéneo; retificamos de sal e pimenta.
Untamos o tabuleiro ou pyrex com manteiga, dispomos uma camada de puré, sobrepomos uma camada de recheio e terminamos com uma última camada de puré, que alisamos com a espátula. Pintamos com a gema de ovo e, com um palito ou a ponta de uma faca, fazemos alguns desenhos na superfície.
Resta-nos apenas gratinar em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos, ou até que o empadão ganhe uma cor dourada.

SHARE:

4 comentários

  1. Ficou com muito bom aspeto.
    Não conheço essas chouriças.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Belocas, a Salsicharia DeulaDeu agora envia para todo o país ;)
    Eu recomendo!!!

    Dê uma espreitadela em www.deuladeu.com

    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  3. Olá Rui
    Adoro empadão e fiquei muito curiosa com essa chouriça, mas já sei como fazer para a comprar.
    Bjinhs e abraços
    Boa semana

    ResponderEliminar

© Faz & Come. All rights reserved.