1.10.2014

Coroa de tangerina

Um pouco de fermento de padeiro no frigorífico a precisar de ser utilizado foi a desculpa ideal para me por a pensar em qualquer coisa para surpreender uma amiga à hora do pequeno almoço. Estamos no inverno e, mesmo depois de o vento das últimas semanas ter deitado por terra grande parte das tangerinas, as árvores continuam repletas destes pequenos frutos de cor tão viva e aroma tão fresco e característico. Porque não fazer uma coroa com massa de brioche? Habitualmente, este pão doce/bolo, nem sei como designá-lo faz-se estendendo a massa, que se barra com um creme de chocolate, enrola e corta em pequenos pedaços que, quando colocados na forma, lhe dão uma forma de caracoleta muito engraçada. Na minha versão substituí o chocolate por manteiga, açúcar e raspa de tangerina e por cima usei algumas das pepitas de açúcar que me deu  a Nathalie d'Os bolos da Nathalie

Ingredientes:
300 grs de farinha
1 dl de leite morno
50 grs de manteiga amolecida
25 grs de fermento de padaria
1 ovo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal fino
Num recipiente, dispomos a farinha e fazemos uma cavidade no centro, onde colocamos o sal, o açúcar, o ovo, a manteiga e o fermento previamente diluído no leite. Juntamos todos os ingredientes e amassamos até formar uma bola, adicionando mais farinha caso seja necessário. Cobrimos com um pano e deixamos levedar cerca de uma hora a hora e meia. 
Para o seguinte passo precisamos de:
2 colheres de manteiga derretida
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de raspa de tangerina
2 colheres de sopa de "sucre perlé"
Quando a massa tiver pelo menos duplicado o tamanho, estendemos com o rolo e pincelamos toda a base com a manteiga derretida. Polvilhamos com o açúcar e com a raspa da casca das tangerinas. Enrolamos como se de uma torta se tratasse, mas sem fazer demasiada pressão com os dedos. Dividimos o cilindro em 8/9 porções. Forramos o fundo da forma com papel vegetal e dispomos a massa, achatando um pouco os rolos, de forma a ocuparem toda a superfície. Deixamos descansar durante meia hora e cozinhamos no forno pré-aquecido a 200º durante 20 minutos.

SHARE:

2 comentários

  1. Ando à procura de um brioche para fazer. Já escolhi ;-) mas páro aqui só para te dizer: Como melhoraram as tuas fotografias, amo amo. O que chamo de perseverança e luta. Muito bem :-)
    Um enorme beijinho
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia ;)

      De facto, é bom ver como evoluímos e aprendemos com os melhores. Como diz o ditado, aprender até morrer.
      Esta receita é mesmo tão deliciosa e, agora que falaste nela, acho que vou ter de a repetir e fazer novas fotos.

      Um beijinho grande!

      Eliminar

© Faz & Come. All rights reserved.