1.04.2014

Carvão doce

Como vem sendo hábito, pelo menos uma vez por semana, a Rocío do La Cocina de mi abuelo lança-me um desafio que consiste em executar uma receita, que acabo por sortear entre os meus seguidores da faz&come no Facebook. Ontem calhou-me o Carvão Doce, que faz parte da tradição espanhola destas festas. No dia de Reis, os meninos que se portaram mal recebem Carvão (doce) em vez de brinquedos (que depois acabam por receber também...).

A primeira vista parece complicado, e confesso que fiz duas tentativas, uma vez que da primeira não tinha o termómetro para determinar a temperatura da calda de açúcar, fator muito importante!

Deixo-vos a receita que ela me deu, se bem que reduzi para metade as quantidades, tendo utilizado assim os seguintes ingredientes:

Para a glace:
1/2 clara de ovo
100 grs de açúcar em pó
Algumas gotas de sumo de limão
Corante alimentar preto

Para a calda:
350 grs de açúcar
115 ml de água


O primeiro passo é muito importante, uma vez que depois não vamos ter tempo de o fazer e consiste em forrar uma caixa de cartão com papel vegetal; eu usei uma de sapatos, mas dividi-a ao meio com a ajuda de outro cartão.

Numa tigela, colocamos a clara de ovo juntamente com  o sumo de limão e, aos poucos, vamos adicionando o açúcar em pó, misturando com uma colher até obtermos a glace; juntamos o corante até que fique o mais escuro possível e reservamos.

Numa panela não muito pequena, fervemos a água com o açúcar até que atinja os 128/130º. Quando a calda estiver na temperatura desejada, adicionamos a glace e misturamos com a colher de pau. Então, a mistura reaccionará como se se tratasse de um vulcão em erupção, e a mistura sobe. Voltamos a mexer e ela desce. Quando voltar a subir, despejamos rapidamente na caixa que forrámos previamente; a mistura voltará a subir e, imediatamente, baixa novamente. 

Agora só temos que esperar que arrefeça, o que acontece muito rapidamente.

Uma vez mais, agradeço à Rocío, pelos desafios que me tem apresentado.
Divirtam-se!! ;)

SHARE:

1 comentário

  1. muito obrigado, i un pracer desafiarte, o seguinte vouno pensar, :) xa partillarei nuns días

    ResponderEliminar

© Faz & Come. All rights reserved.