Domingo, daqueles dias em que não apetece fazer NADA e estou quase a acabar o turno dos almoços, mas a Rocío de La cocina de mi abuelo lança-me o desafio para esta semana, que é um aperitivo, uma espécie de canudinhos crocantes com recheio. Já quase com a mochila preparada e a pensar na última folga que vou ter nos próximos tempos, decido fazê-lo já, e assim despreocupar-me (se bem que sei que não vou aguentar muitos dias sem lhe pedir um desafio novo, dá-me pica...)
Com algum recheio de cogumelos que me sobrou dos raviolis do outro dia e alguns camarões esquecidos no congelador, a ideia surgiu imediatamente: "vou usar o creme de cogumelos para os rechear, acompanhar com uns camarões salteados e gratinar com San simón"-pensei... e assim foi.
Para o recheio, sugiro-vos que consultem a receita dos Raviolis com Cantarelus e San Simón.
Para a massa:
1 chávena de farinha de milho
4 colheres de sopa de água
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de folhas de tomilho
Sal fino q.b.
Num recipiente colocamos a farinha, o tomilho e o sal; misturamos e juntamos gradualmente o azeite e a água, até obtermos uma massa moldável. Como não tinha as formas normalmente utilizadas para este tipo de aperitivos, segui o conselho da Rocío e usei canas
de bambú com 15cms, untadas com manteiga. Envolvemos as canas com a massa, pressionando; retiramos uma tira da massa, para depois poder rechear. Cozinhamos em forno pré-aquecido a 200º durante 10 minutos, ou até ficarem douradas.
Para a montagem:
100 grs de camarão descascado, apenas com o rabo
2 dl de azeite

Creme de cogumelos
50 grs de queijo ralado (San Simón neste caso)
1 cabeça de alhos cortada ao meio
1 raminho de tomilho
Sal q.b
Começamos por aquecer o azeite num tacho pequeno; juntamos o tomilho e um pouco de sal; colocamos o alho e deixamos cozinhar cerca de 10 minutos. Introduzimos os camarões, que retiramos 3 minutos depois. Desligamos o fogão e deixamos arrefecer com o alho no azeite.

Num tabuleiro, colocamos as canoas e, com a ajuda de um saco de pasteleiro, introduzimos o creme de cogumelos, colocamos os camarões por cima, polvilhamos com o queijo ralado e gratinamos no forno durante cerca de 5 minutos.
Para servir, colocamos no prato a meia cabeça de alho confitada, um pouco de rúcula que regamos com um pouco do azeite resultante da confitura do alho e dos camarões e as canoas.

Enviar um comentário

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page