1.03.2014

Cake rolls diferentes

Despois de alguns desafios por parte de Rocío Garrido, do blog cocinademiabuelo.blogspot.com.es, decidi começar a fazer os meus posts, e assim partilhar convosco os resultados finais, que serão sorteados entre os seguidores da faz&come no Facebook.
O desafio desta semana era fazer um "tronco", mas decorado de forma diferente. Devido a uma má interpretação do desafio, tive que o repetir. No entanto, deixo fotos e explicações das duas tentativas. Espero que gostem tanto quanto eu me diverti a fazê-los. Esta semana, quem levou para casa uma latinha da  OFAC Decorações com 6 mini-rolls coloridos  foi a Paula Ribeiro.

Para fazer a genoise, recorri a uma receita básica:
4 ovos
125 grs de açúcar
50 grs de farinha
25 grs de amido de milho (Maizena, por exemplo)
Manteiga derretida ou óleo q.b.

Para o recheio:
150 grs de marmelada caseira ou de supermercado
1 dl de vinho do Porto ou Moscatel
50 grs de coco ralado

Começamos por aquecer o forno a 170º; Untamos o tabuleiro com manteiga (ou óleo), forramos com papel vegetal cortado à medida, incluindo os bordos, e voltamos a untar.
Para preparar a base, batemos os ovos com o açúcar até quadruplicar o volume. Suavemente, e recorrendo a um passador ou peneira, envolvemos na mistura anterior a farinha juntamente com o amido. Não devem bater, para não perdermos o volume e esponjosidade da massa.
Retiramos uma pequena porção da massa e, à restante juntamos, neste caso, corante vermelho. O processo pode ser inverso, fazermos a decoração com a massa colorida e a restante incolor, em função do resultado desejado.
Com o saco pasteleiro, fazemos desejos no tabuleiro forrado. Levamos ao forno por 5 minutos aproximadamente. Retiramos, vertemos a restante massa e voltamos a cozinhar.
Quando seca mas esponjosa, retiraremos a nossa base do forno e deixamos arrefecer.
Começamos então a preparar o recheio, aquecendo a marmelada com o licor escolhido, e obtendo uma mistura homogénea. Deixamos arrefecer e cobrimos a nossa base. Polvilhamos com o coco ralado e começamos a enrolar com cuidado, para não deixar a "decoração" agarrada ao papel vegetal.
Surpreendidos com o efeito?
Podem trocar as cores, os desenhos, ou mesmo sabores, usando uma base neutra e os enfeites por massa com adição de cacau e vice-versa ;)







SHARE:

1 comentário

© Faz & Come. All rights reserved.