O desafio desta semana lançado pela Rocío de La Cocina de mi Abuelo consistia num bolo húngaro, que tem como ingrediente protagonista a papoula, ou mais especificamente as sementes desta flor.Uma vez que nestes meios tão pequenos não é de todo fácil encontrar alguns ingredientes, e não tinha tempo para fazer o "tour" dos supermercados à procura de cerejas e alperces em calda, bem como de leitelho, acabei por substituir alguns dos ingredientes da receita base que me foi cedida. O resultado foi um bolo esponjoso, com a parte superior crocante e uma textura divertida, uma vez que de vez em quando sentimos o estalar das minúsculas sementes entre os dentes.Uma boa opção como bolo de chá. Espero que o desafio tenha sido superado ;) 
Ingredientes:
150 grs de manteiga amolecida 
4 ovos
100 grs de açúcar
1 chávena de leite gordo
1 colher de sopa de vinagre
100 grs de sementes de papoila
180 grs de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
50 grs de maizena
75 grs de alperce seco
100 grs de coco laminado
50 grs de avelãs partidas em metades
1 colher de café de essência de baunilha
Em primeiro lugar,  como não encontrei o leitelho, decidi recorrer ao processo de elboração de queijos, pelo que fervemos o leite, desligamos e adicionamos o vinagre; deixamos repousar 5 minutos e, então, coamos com um passador ou com um pano. Conste que além de obter o soro do leite para o bolo, fiquei ainda com um mini-queijo que está a curar.
Num recipiente, batemos a manteiga amolecida com o açúcar e, um a um, vamos adicionando os ovos e batendo. Adicionamos o soro do leite e a baunilha e misturamos.
Noutro recipiente  misturamos todos os ingredientes secos: a farinha, o fermento, a maizena e a papoila. Adicionamos ao preparado anterior.
Untamos uma forma ou tabuleiro com manteiga, forramos com papel vegetal e voltamos a untar; Vertemos a massa na forma e decoramos com os alperces, as lâminas de côco e as avelãs.
Levamos ao forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 30 minutos. Depois de frio, polvilhamos generosamente com açúcar em pó.

1 comentário

Contact

© Faz e Come
Design by The Basic Page