1.05.2014

Bolo de "4 ovos" com cobertura de chocolate

Na realidade trata-se de um bolo de coco, mas que cá em casa é conhecido pelo "Bolo dos 4 ovos"; a origem do nome tem história: há alguns anos, num dia de vindima de uns amigos, a Sílvia fez para sobremesa o tal bolo de coco. Foi amor à primeira vista e pedi logo a receita. A minha amiga Sílvia "vendeu" o bolo por muito fácil de preparar e económico, uma vez que necessitamos apenas de 4 ovos. Então, todos os anos pela época das vindimas ou em dias de festa, eu peço-lhe para fazer o bolo. Acaba por ser sempre uma risota por causa dos escassos 4 ovos que ela fez questão de frisar. O mais engraçado é que nunca me sai como o dela, pois o meu fica com um sabor mais amanteigado, uma vez que troco a margarina por manteiga, mas também a textura é diferente, o dela fica mais esponjoso. Aqui fica a receita, que adaptei:

Ingredientes:
4 ovos
150 ml de Vaqueiro líquida
1,5 chávena de açúcar
1 chávena de coco ralado
3 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Começamos por ligar o forno a 170º. Untamos uma forma com um pouco de Vaqueiro líquida e polvilhamos com farinha.
Num recipiente colocamos a Vaqueiro líquida e  o açúcar;  bate-se ate obter um creme mais esbranquiçado. Depois, um a um, vamos adicionando os ovos e batemos ligeiramente. Só nos resta incorporar o coco ralado, a farinha e o fermento. Misturamos bem com as varas ou com uma colher.
Vertemos o preparado na forma  e cozinhamos em forno durante cerca de 40 minutos.

Para a cobertura:
100 gramas de chocolate
125 ml de natas
Para fazer a cobertura, basta derreter o chocolate juntamente com as natas em banho-maria ou no microondas.
Com o bolo ainda morno, fazemos umas pequenas incisões com uma faca, ou com o auxílio de um garfo, e vertemos a mistura do chocolate, deixando cair um pouco pelos laterais. 







SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© Faz & Come. All rights reserved.