1.08.2014

Bolachas de queijo San Simón e Tomilho

Voltamos aos desafios colocados pela Rocío do blog La Cocina de mi Abuelo, e esta semana propôs-me umas bolachas salgadas. Como exemplo, deu-me umas bolachinhas de queijo Gouda de cabra e oregãos. Como eu sou mais de sabores tradicionais, pensei no queijo San Simón, suave mas com um toque de fumo, contrastado com a frescura do tomilho. Eis a receita:

75 grs de manteiga cortada em pedaços
175 grs de farinha
150 grs de queijo San simón ou outro
1 colher de chá de folhas de tomilho
1 ovo
Começamos por ralar o queijo e reservar. Seguidamente, num recipiente, colocamos a farinha e a manteiga, amassando com as mãos até obtermos uma massa areada, com uma textura semelhante à do pão ralado. Adicionamos o queijo ralado e o ovo, e misturamos até obter uma mistura homogénea, que descole dos dedos e do recipiente. Envolvemos em película aderente e deixamos repousar 30 a 45 minutos no frigorífico, momento em que aproveitamos para ligar o forno a 200º.Depois do tempo de repouso, colocamos a massa numa superfície polvilhada com farinha, estendemos com o rolo e cortamos pequenos círculos ou outras formas com aproximadamente 3 centímetros de diâmetro. Forramos um tabuleiro com papel vegetal ou uma folha de pastelaria. Transferimos as bolachas para o tabuleiro, polvilhamos com folhas de tomilho e cozinhamos durante cerca de 5 minutos.



SHARE:

2 comentários

  1. sin thermomix ;) jeje Que yo aunque me gustaría tener uno para "fuxicar", soy más de manos, de sentir las texturas...

    ResponderEliminar

© Faz & Come. All rights reserved.